Aristóteles - aprender com as coisas
Josué Cândido da
Silva
1º. Ponto de partida
Antes de iniciar as
atividades aqui propostas, seria bom realizar uma aula expositiva sobre a vida
e obra de Aristóteles.
2º. Objetivos
Discutir os
conceitos de essência, acidente e causalidade.
Desenvolver as
habilidades de argumentação.
3º. Atividade
3.1. Questionário
Peça que os alunos
leiam o texto Teoria do conhecimento - Aristóteles e respondam (individualmente
ou em duplas) às seguintes questões:
a) Qual a diferença
entre Platão e Aristóteles, quanto à origem das ideias?
b) Qual a diferença
entre essência e acidentes?
c) Como Aristóteles
explica a mudança?
d) Por que
Aristóteles afirma que conhecer é conhecer as causas?
4º. Plano de discussão: causalidade
Disponha os alunos
em círculo, de modo que todos possam se ver. A seguir, dirija as questões
abaixo aos alunos, pedindo-lhes que deem razões para o que dizem - e aos
colegas, que apresentem pontos de vistas diferentes sobre a mesma questão (se
concordam, discordam, se podem dar um exemplo ou contraexemplos, se consideram
que o argumento do colega não é muito consistente, etc.):
a) Tudo tem uma
causa?
b) É possível que
algo ocorra sem ter uma causa? (Você pode dar um exemplo?)
c) Se algo acontece
por acaso, isso significa que não tem uma causa?
d) Conhecendo os
efeitos de uma coisa é possível conhecer sua causa?
e) Conhecendo a
causa é possível conhecer quais efeitos provavelmente a sucederão?
f) Há uma causa
primeira para tudo o que existe?
5º. Exercício: acadêmicos X alunos do Liceu
Divida a classe em
dois grupos iguais. Um deles será o grupo dos discípulos de Platão, ou seja, os
alunos da Academia, o outro será o dos alunos do Liceu de Aristóteles. Cada
grupo terá quinze minutos para revisar os principais aspectos da doutrina de
cada um dos filósofos. Em seguida, o professor dividirá o quadro com um placar
onde serão marcados os pontos de cada grupo. A regra é que cada grupo deverá
apresentar uma definição do conceito sorteado de acordo com a filosofia do seu
mestre. Cada grupo terá três minutos para discutir internamente sobre a
resposta. O professor avalia se o grupo acertou; em caso afirmativo, a equipe
marca um ponto. A seguir sugerimos uma pequena lista de conceitos para serem
definidos pelos grupos:
I. IDÉIA
II. VERDADE
III. CONHECER
IV. REALIDADE
V. ESSÊNCIA
Josué Cândido da
Silva é professor de filosofia da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus
(BA).
Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/filosofia-aristoteles---aprender-com-as-coisas.htm
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