Teoria de Aprendizagem de Skinner
Por André Luis Silva da Silva
Nas graduações e pós-graduações de Educação, são comuns a
existência de disciplinas que abordam as Teorias de Aprendizagem. Dessa forma,
esse texto visa argumentar sobre alguns pontos importantes da Teoria de
Aprendizagem segundo Skinner. “Burrhus Frederic Skinner nasceu em 1904 na cidade de
Susquehanna, no Estado da Pennsylvania, Estados Unidos. Concluiu o segundo grau
em 1922, no mesmo ano entrou na universidade Hamilton College. Graduou-se em
literatura inglesa e línguas românicas, em 1926, e, com essa formação, Skinner
decidiu ser escritor. Essa idéia foi abandonada em 1928 quando resolveu fazer o
curso de pós-graduação em Psicologia, se inscrevendo no programa de Psicologia
Experimental, em Harvard University. Obteve os títulos de Mestrado e Doutorado,
em 1930 e 1931, respectivamente. Após o doutoramento, permaneceu em Harvard,
até 1936, com um apoio financeiro para fazer pesquisas”.
A palavra chave da teoria de Skinner é comportamento. Para
ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir
comportamentos, desejáveis ou indesejáveis. Na sala de aula, a repetição mecânica deve ser incentivada,
pois esta leva à memorização e assim ao aprendizado. O ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado pode ser
colocado sob condições de controle e sob comportamentos observáveis. Os
comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçado ou
incentivado o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se
torne automático. Dessa forma, segundo Skinner, a aprendizagem concentra-se na
aquisição de novos comportamentos.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de
modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos
recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como
Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do
comportamento desejado. O papel do professor é criar ou modificar
comportamentos para que o aluno faça aquilo que o professor deseja. É Adequada para cursos técnicos, especialistas e
treinamentos ou em atividades que visam ensinar conteúdo e tarefas que se
apoiam na memorização e fixação dos conhecimentos, ainda hoje muito frequentes
na educação. A compreensão do comportamento humano apoia-se em seu
comportamento operante. De acordo com Skinner, o seu interesse está em
compreender o comportamento humano, não e manipulá-lo.
Em seus últimos anos, Skinner atacou a psicologia
cognitivista, afirmando que a educação é um modelo que se dá do meio para o
indivíduo, e não o contrário. O modelo Behaviorista de Skinner, em sua unidade
conhecida como Behaviorismo Radical, é ainda muito popular, crescendo
anualmente em relação ao número de estudiosos. Segundo ela, os fenômenos
mentais devem ser discutidos como padrões de comportamento. Todo comportamento é fruto de um condicionamento, e assim
não existem habilidades inatas nos organismos.
Referências: http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/Monografia-Jenifer-Satie-Vaz-Ogasawara.pdf
MOREIRA, Marco Antônio; Teorias de Aprendizagens, EPU, São
Paulo, 1995
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